top of page

Dia Mundial do Diabetes

  • Dra Mariana CS Valente
  • 16 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

O Novembro Azul e o Dia Mundial do Diabetes chamam atenção para o diagnóstico e tratamento precoce do diabetes. Manter-se física e mentalmente saudável ao longo dos anos é o desejo de todos! Desta forma, cuidar da saúde não se resume mais a procurar assistência quando já se está doente e também envolve a prevenção.

O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente e/ou quando o corpo não usa eficazmente a insulina que produz. Esta doença atinge 62 milhões de pessoas nas Américas, o que representa uma em cada 12 pessoas, e estima-se que 27% dos casos não estão diagnosticados.

Existem três tipos principais de diabetes:

  • Diabetes tipo 1, que é o mais frequente entre crianças e adolescentes;

  • Diabetes tipo 2, que é o mais frequente entre os adultos e está ligado ao estilo de vida e predisposição genética;

  • Diabetes gestacional, que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente.

Pessoas que têm qualquer um dos tipos de diabetes necessitam realizar o diagnóstico e iniciar tratamento o quanto antes, a fim de manter o nível de glicose adequado no sangue e prevenir complicações como cegueira, neuropatia, doença renal, insuficiência vascular periférica, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, complicações gestacionais, entre outras. O médico endocrinologista é o profissional mais indicado para auxiliar no controle do diabetes.

O diabetes tipo 2 representa cerca de 90-95% dos casos, e não costuma ocasionar sintomas inicialmente. Este tipo de diabetes vem aumentando nas últimas décadas, em decorrência do aumento do sedentarismo e piora dos hábitos alimentares. A boa notícia é que o diabetes tipo 2 e o diabetes gestacional podem ser evitados, mesmo em quem tem predisposição. Para isso é necessário focar em hábitos saudáveis:

(a) Aumentar a atividade física programada (ex: caminhar, pedalar, nadar, correr, dançar) e espontânea (ex: subir escadas, utilizar menos o carro). Reduzir as atividades sedentárias (televisão, computador);

(b) Aumentar o consumo de grãos integrais, leguminosas, hortaliças e frutas. Reduzir a ingestão de bebidas e comidas açucaradas, massas, carnes gordas e embutidos;

(c) Parar o tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas.

Ao realizar estas mudanças, você não estará apenas reduzindo o risco de diabetes, mas também de doenças cardiovasculares e de determinados tipos de câncer. Conhecimento e autocuidado são as melhores armas para garantir uma vida longa e saudável. Converse com seu médico sobre sua saúde e mantenha uma vida ativa e saudável!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
bottom of page